Mantenha uma atitude positiva

O estilo de vida saudável terá um impacto positivo não só no humor como na saúde global do doente. Os hábitos de vida saudáveis são a melhor ajuda para prevenir, enfrentar e superar o cancro do pulmão, além de que favorecem uma atitude positiva em relação à doença.

É importante manter um estilo de vida saudável, tendo atenção à alimentação e, se possível, realizar alguma actividade física adaptada às capacidades de cada doente.

Em relação à alimentação, recomenda-se que o doente consulte um nutricionista especializado em oncologia para receber aconselhamento sobre o regime nutricional adequado a manter, em colaboração com a equipa médica, o melhor estado de saúde.

As recomendações gerais para uma dieta saudável consistem em comer de forma equilibrada evitando açúcares e farinhas refinadas.

É consensual a recomendação de evitar sempre que possível  o consumo de carnes vermelhas, dando preferência a outras fontes de proteína como ovos, peixe e carne de aves.

É incentivada a ingestão de frutas e verduras frescas, legumes, cereais integrais de grão inteiro, frutos secos e sementes que, além de promoverem a saciedade, proporcionam vitaminas e minerais essenciais para contribuir para o evitar da progressão do cancro.

Em resumo, seguir uma dieta equilibrada com estas características não só ajudará a manter o controlo do peso, como também a aumentar a vitalidade do organismo e a potenciar as defesas do doente.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018