Se é cuidador, pense também em si

Cuidar de uma pessoa querida com cancro é uma tarefa que pode ser simultaneamente gratificante e desgastante. É gratificante na medida em que estamos a ajudar uma pessoa que amamos e que precisa, ajudando-a a sentir-se melhor. No entanto, também pode ser desgastante a responsabilidade e a impotência nos dias em que o nosso familiar não se sente bem.

Tenha presente que é importante estar bem (que se sinta forte, com ânimo) para poder oferecer à outra pessoa os melhores cuidados. Isto pode exigir que reserve algum tempo para si próprio. Por exemplo, fazer alguma atividade física, como dar um passeio diário, pode ajudar e não lhe roubará muito tempo. E sobretudo será benéfico para si. Este tipo de pequenos passos e rotinas podem ajudar a melhorar o seu estado de espírito.

Também deve evitar isolar-se. É importante manter as relações com o seu grupo de amigos, cônjuge, familiares ou conhecidos. Isso vai ajudá-lo a partilhar as suas preocupações com eles ou a pedir-lhes colaboração, e assim reduzirá a sua sensação de sobrecarga e stress.

Para além disso, tente dormir ou descansar o necessário, comer bem, fazer exercício e manter os seus passatempos favoritos sempre que possível. A sua saúde é importante.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018