Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Que efeito terá a imunoterapia nos meus outros medicamentos?

Devido à forma como o tratamento é eliminado do seu corpo, não deverá interferir com outros medicamentos. Contudo, é importante comunicar ao seu médico assistente quais os medicamentos que está a tomar e quais tenciona vir a tomar. Será o seu médico assistente a dar-lhe a informação mais adequada sobre o que pode ou não tomar durante o tratamento.

Posso tomar antibióticos?

Deve tomar todos os medicamentos prescritos pelo seu médico. Devido à forma como o tratamento é eliminado do seu corpo, não deverá interferir com outros medicamentos.

Posso tomar vitaminas e substâncias de ervanária?

Deve comunicar ao seu médico qualquer substância que esteja a tomar, incluindo vitaminas, suplementos alimentares e produtos naturais. O seu médico pode ajudá-lo a determinar a possibilidade de os tomar ou não.

Posso ser vacinado?

Consulte o seu médico antes de ser vacinado. É recomendado que não seja vacinado durante o período de tratamento com imunoterapia.

Posso ir de férias ou viajar?

Confira o seu plano de férias ou viagem com o seu médico. Poderá ser necessário algum tipo de planeamento adicional. Não se esqueça de levar consigo o Cartão de Alerta do Doente.

Posso consumir álcool?

A ingestão de álcool deverá ser mantida nos limites mínimos. Contudo, aconselhe-se com o seu médico relativamente ao
consumo de álcool.

Posso engravidar enquanto estou em tratamento?

É possível que o seu tratamento cause danos ao feto por isso recomenda-se o uso de contracetivos. Fale com o seu médico sobre o método contracetivo mais adequado para si. Se é mulher em idade fértil, deverá usar contracetivo durante e pelo menos até 4 meses após a última dose. Se for homem não se esqueça do uso de métodos contracetivos também.

Posso amamentar?

Deve comunicar ao seu médico, antes de iniciar tratamento se tiver a amamentar ou planear estar. Uma vez que não se tem conhecimento se o seu tratamento passa para o leite materno, não deverá amamentar enquanto estiver em tratamento.

Posso pintar o meu cabelo?

Sim. Apesar de algumas pessoas poderem desenvolver sensibilidade na pele enquanto estão em tratamento com imunoterapia. Caso sinta alguns dos sintomas antes descritos, é possível que a tinta para o cabelo o possa agravar.
Consulte o seu médico em caso de dúvida.

Vou ficar curado?

A imuno-oncologia (IO) é um tratamento completamente diferente da quimioterapia. Com a IO os doentes que respondem ao tratamento tendem a manter resposta por mais tempo. Apesar dos bons resultados conseguidos com esta nova forma de tratar o cancro, ainda é cedo para a definir como cura.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018