Fatores de Risco

Fatores de risco

Um fator de risco é algo que afecta a sua probabilidade de ter uma doença. Tipos diferentes de cancro têm diferentes fatores de risco. Há fatores de risco, como fumar, que podem ser alterados. Outros, como a idade ou história familiar, não podem ser alterados.

Alguns fatores de risco tornam maior a probabilidade de desenvolver linfoma de Hodgkin, embora nem sempre se perceba a razão destes fatores aumentarem o risco. Mas ter um factor de risco, ou mesmo vários, não significa que vai definitivamente ter a doença. E muitas pessoas que adoecem podem ter poucos ou nenhuns fatores de risco conhecidos.

  • A sua idade – o linfoma de Hodgkin é mais frequentemente diagnosticado em pessoas com idade entre os 15 e os 30 anos ou com mais de 55 anos.
  • O seu sexo – pessoas do sexo masculino têm risco um pouco maior de desenvolvimento de linfoma de Hodgkin.
  • História familiar de linfoma – ter um familiar próximo com linfoma de Hodgkin ou linfoma não-Hodgkin aumenta o seu risco de desenvolver linfoma de Hodgkin.
  • Infeção por vírus de Epstein-Barr/monucleose infecciosa – pessoas que tiveram infeções pelo vírus de Epstein-Barr têm maior risco de desenvolver linfoma de Hodgkin, comparativamente a quem não teve esse tipo de infeção.
  • Sistema imunitário enfraquecido – ter o sistema imunitário enfraquecido, como acontece com infeção a VIH ou quando se faz tratamentos para suprimir reações imunitárias, aumenta o risco de linfoma de Hodgkin.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018