Tipos de linfoma de Hodgkin

Tipos de linfoma de Hodgkin

Existem vários tipos de linfoma de Hodgkin, de acordo com o tipo de célula que causa a doença e o seu comportamento. O tipo de doença determina que opções existem para tratamento.

O linfoma de Hodgkin clássico

Corresponde a cerca de 95% de todos os casos de linfoma de Hodgkin em países desenvolvidos.

As células malignas do linfoma de Hodgkin são as chamadas células de Reed-Sternberg, habitualmente linfócitos B transformados. Os gânglios afetados geralmente têm poucas células de Reed-Sternberg rodeadas por muitas células normais do sistema imunitário, que causam o aumento de tamanho dos gânglios.

Há quatro sub-tipos de linfoma de Hodgkin:

  • Linfoma de Hodgkin tipo Esclerose nodular: é o tipo de linfoma de Hodgkin mais frequente em países desenvolvidos. Ocorre mais frequentemente em adolescentes e jovens adultos, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. Tende a começar nos gânglios linfáticos do pescoço ou tórax.
  • Linfoma de Hodgkin tipo Celularidade mista: é o segundo tipo mais comum, e aparece em adultos mais velhos, embora possa surgir em qualquer idade. Pode começar em qualquer gânglio linfático mas é mais frequente afetar a metade superior do corpo.
  • Linfoma de Hodgkin tipo Predomínio linfocitário: este subtipo habitualmente afeta metade superior do corpo e apenas poucos gânglios.
  • Linfoma de Hodgkin tipo Depleção linfocitária: é a forma menos comum de linfoma de Hodgkin, correspondendo a 1% dos casos, visto principalmente em pessoas idosas. Há maior risco de doença ser avançada, envolvendo gânglios linfáticos do abdómen, e baço, fígado ou medula óssea.

Linfoma de Hodgkin de predomínio Nodular Linfocitário

Corresponde a cerca de 5% do linfoma de Hodgkin, pode ocorrer em qualquer idade e é mais comum em homens que em mulheres.
Este tipo de linfoma geralmente envolve os gânglios linfáticos do pescoço e axilas.

Caracteriza-se por células grandes, que se parecem com pipocas, e que são variantes das células de Reed-Sternberg.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018