conselhos para quem tem cancro

Associações de doentes

As pessoas que sofrem de cancro, bem como os seus familiares podem recorrer a diferentes associações para conhecer outras pessoas na mesma situação e onde podem partilhar experiências.

Estas associações podem ajudar no processo de aceitação do cancro, a viver com e após este diagnóstico.

O objectivo é estimular um espírito de entre-ajuda, onde todos contribuem, dando e recebendo, mas também contribuindo e dando as ferramentas necessárias para a auto-ajuda dos doentes.

Há ainda um contributo importante na possibilidade de apoio a situações socio-económicas mais complicadas, mediante uma diversidade de acções, não esquecendo o contributo para a sociedade, na forma como esta doença é ainda encarada

Quanto maior o número de pessoas pertencentes a uma associação, mais força terá e consequentemente influencia de forma positiva uma panóplia de situações de doentes com este diagnóstico.

Procure no seu hospital mais informação sobre as associações de doentes com cancro na sua área de residência.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Pulmonale