conselhos para quem tem cancro

Fale da sua doença com os que mais ama

As pessoas que o rodeiam e que gostam de si podem ajudá-lo no processo de superar o cancro. É aconselhável que conte com eles ao longo desta etapa, mas sem pressionar. De início pode não se sentir preparado para partilhá-lo com os outros. Leve o tempo necessário para o assimilar e, quando estiver preparado, informe os seus familiares mais próximos ou os seus amigos mais íntimos.

É importante que não se feche na sua preocupação ou no seu mal-estar. Deixe que os outros ajudem. Às vezes, só de falar com alguém que nos é próximo faz-nos sentir melhor. Apoiar-se em familiares e amigos para partilhar receios e preocupações, ajudá-lo-á a tranquilizar. E se por qualquer motivo não for capaz de partilhar os seus sentimentos com as pessoas mais chegadas, pode ajudar falar com um psicólogo que o possa orientar sobre como gerir a ansiedade e manter uma atitude positiva.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica