conselhos para quem tem cancro

Coma bem

Uma dieta saudável e equilibrada é aconselhável para todos nós.  Do mesmo modo, se tiver cancro, deve dar ao seu organismo uma dieta adequada e variada que lhe permita estar forte para tolerar melhor o tratamento e os seus possíveis efeitos secundários.

Não se preocupe se eventualmente notar alterações de apetite ou no sabor dos alimentos, ou se sentir náuseas antes ou depois de comer. São alguns dos efeitos secundários frequentes com a quimioterapia mas que também podem surgir com outros tipos de tratamentos.

Reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura  e evitar alimentos com odores fortes, vai ajudá-lo a manter as náuseas mais controladas. Aproveite para comer quando se sentir bem.

Outra maneira em que alguns tratamentos oncológicos o podem afetar é na mucosa do intestino, podendo causar diarreia ou obstipação. Se tem obstipação, tente beber muitos líquidos, comer alimentos ricos em fibras (como pão ou arroz integral) e fazer exercício moderado. Se, por outro lado, sofre de diarreia, evite os alimentos ricos em fibras, evite tomar produtos lácteos ou derivados, tome pequenas quantidades de alimentos, mas muitas vezes e mantenha-se hidratado. Fale com o seu médico ou enfermeiro sobre o que sente. Eles podem ajudá-lo a minimizar estes efeitos secundários.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica