conselhos para quem tem cancro

Deixe-se ajudar

Quando as pessoas à sua volta sabem que tem cancro, muitas vezes o que fazem é oferecer-lhe ajuda. “Que posso fazer por ti? Precisas que te ajude em alguma coisa?” E muitas vezes não sabe responder a estas perguntas. Talvez ainda seja cedo para saber como os outros o podem ajudar neste processo, mas irá chegar o momento em que o apoio deles será fundamental.

Quando refletir sobre as novas necessidades inerentes à sua atual situação, não hesite em dizê-lo aos seus familiares e amigos. O mais certo é que eles estejam desejosos de o ajudar naquilo que podem e sentirem-se úteis nesta fase da sua vida. Talvez precise que vão buscar os seus filhos à escola, que vão às compras por si uma vez ou outra, ou que simplesmente estejam ali a fazer-lhe companhia e a ouvi-lo, dando um passeio ou tomando um café. Seja o que for, não tenha receio de falar do assunto com eles.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica