• CANCRO COLORRETAL

    O que é o Cancro Colorretal?

O que é o Cancro Colorretal?

O cancro colorretal, também conhecido como cancro do cólon e do reto ou cancro no intestino é um tipo de cancro que se desenvolve nos intestinos, mais concretamente, no intestino grosso. Afeta maioritariamente homens, com idades superiores a 60 anos e é um dos cancros mais comuns em Portugal e no mundo.

Cancro Colorretal - Fatores de Risco

Fatores de risco

Atualmente, conhecem-se alguns fatores que podem aumentar o risco de vir a desenvolver cancro colorretal. Esses fatores podem ou não ser modificáveis. Fatores como o sedentarismo, a alimentação, a obesidade, o tabaco e o álcool dependem apenas de si e do seu estilo de vida, dessa forma está aqui uma oportunidade para controlar grande parte destes fatores de risco do cancro no intestino.

Cancro Colorretal - Sintomas

Sintomas

Inicialmente, este tipo de cancro pode não provocar sintomas e quando assim é só os
rastreios permitem identificar lesões que possam existir. No entanto, o cancro do intestino revela alguns sinais de alerta aos quais deve prestar atenção. Não assumindo com isso que qualquer um destes sintomas são exclusivos do cancro colorretal.

Cancro Colorretal - Diagnóstico

Diagnóstico

Muitos dos exames de rastreio do cancro colo rectal são, também, exames de diagnóstico da doença. Quanto mais cedo for detectada, maior será a taxa de sucesso na luta contra o cancro do intestino. Para além das pessoas com mais de 50 anos, a quem são recomendados os exames de rastreio, também aquelas com outros fatores considerados de risco elevado devem fazê-los com maior frequência.

Cancro Colorretal - Tratamento

Tratamentos

O tratamento escolhido para o cancro colorretal tem em conta muitos fatores incluindo o estádio do cancro e o bem-estar geral do doente em causa. Existem alguns tipos de
tratamentos, desde a cirurgia, que é o tipo de tratamento para o cancro no intestino mais comum, a diferentes tipos de terapêuticas sistémicas. Todos estes precisam de preparação e têm efeitos secundários, veja quais.

Cancro Colorretal - Estadiamento

Estádios

O estadiamento da doença influencia, não só o tipo de tratamento que melhor se adequa, como também a esperança de vida e a possível taxa de sucesso do cancro no intestino. Por esse motivo, é importante compreender em que estádio se encontra de forma a preparar-se para os passos seguintes.

PT-KEY-00579 05/2021

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Audiolivro