Cancro Colorretal

O que é o Cancro Colorretal?

O cancro colorretal é um tipo de cancro que se desenvolve nos intestinos, mais concretamente, no intestino grosso.
O intestino grosso faz parte do nosso sistema digestivo e é composto por quatro partes:

  • Cego
  • Cólon (que se subdivide em ascendente, transverso, descendente e a sigmóide)
  • Reto
  • Canal Anal

O cancro que se desenvolve no cólon ou no reto é muitas vezes designado cancro colorretal por terem muitas características em comum.

Cancro Colorretal

O cancro colorretal é o tipo de cancro mais comum na Europa e o terceiro cancro mais comum no mundo. Em 2020, foram diagnosticados mais de 10 mil novos casos de cancro colorretal em Portugal.
É um cancro que afeta mais frequentemente os homens do que as mulheres e normalmente é mais frequente em regiões industrializadas e urbanas. Atinge maioritariamente pessoas a partir dos 60 anos de idade.

A maioria dos cancros colorretais desenvolvem-se devido à multiplicação descontrolada de células do revestimento interno do cólon ou do reto.
Inicialmente, a multiplicação descontrolada destas células dá origem a pequeno tumores benignos chamados pólipos.

Cancro Colorretal

Com o passar do tempo e à medida que crescem, os pólipos, podem adquirir características diferentes e transformarem-se em cancro.

Cancro Colorretal

Depois da transformação destes pólipos em cancro eles podem ser classificados de maneira diferente. No entanto, o adenocarcinoma constitui 96% dos casos deste tipo de tumor. Este tipo de tumor, o adenocarcinoma, tem origem nas células que estão presentes na camada mais interior e superficial da parede intestinal.

Conheça a comunidade Europacolon que apoia doentes com cancros digestivos aqui: http://www.europacolon.pt/

PT-KEY-00454 02/2021

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Audiolivro