Cancro do Cólon e do Reto Tratamento

Como me posso preparar para os tratamentos do Cancro
do Intestino?

O doente que enfrenta um tratamento para o cancro colorretal deve estar informado das suas consequências para que possa lidar melhor com elas e, sempre que indicado, alertar a equipa de saúde que o acompanha.

É possível que o corpo sofra algumas mudanças físicas, como o surgimento de cicatrizes, cansaço, alterações intestinais ou cutâneas, perda de cabelo, perda de peso, etc.

Além disso, o stress causado pelo diagnóstico desta doença também pode originar problemas psicológicos.

Nos momentos anteriores ao início do tratamento do cancro do intestino, pode ser muito reconfortante para o doente apoiar-se na sua família e nos seus amigos. Partilhar os receios e as angústias com terceiros pode aliviá-lo de algumas preocupações.

Por seu lado, os familiares e amigos devem ter em consideração e respeitar que o doente talvez precise de tempo para refletir a sós sobre o que lhe está a acontecer, especialmente sobre as etapas que terá de enfrentar e superar.

É importante expor as suas dúvidas e questões com a equipa de saúde que o acompanha e ter uma relação aberta e de confiança com a mesma. Vão existir momentos menos bons, com algum cansaço e desesperança, mas lembre-se que esses sentimentos são normais. Procure não se isolar e manter a sua rotina diária mesmo que com alguns ajustes necessários.

PT-KEY-00579 05/2021

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica