Cancro Colorretal - Estadiamento

Estadiamento do Cancro

Uma das grandes preocupações para o doente é conseguir conhecer qual poderá ser a esperança de vida do cancro do colon e do reto, também designado por cancro colorretal.

Dessa forma, é necessário saber se o cancro nos intestinos se encontra na fase terminal ou numa primeira fase menos avançada e, para isso, é estudado e determinado o estadiamento do cancro.

Para determinar o estadio do cancro os médicos utilizam vários métodos e exames para conseguir perceber se o cancro se disseminou ou não e se sim, em que proporções é que isso aconteceu.

Determinar o estadiamento correto de um cancro é essencial para escolher qual o melhor tratamento a adoptar para o caso em específico de um doente.

Saber o estadio também nos dá informação sobre o prognóstico do doente, ou seja, quanto menor for o estadio melhor será o prognóstico.

Geralmente é utilizado o sistema de estadiamento TNM.

Como Determinar o Estadiamento do Cancro

Sistema TNM:

Cancro Colorretal - Sistema TNM
A combinação do tamanho do tumor e invasão do tecido adjacente (T), o envolvimento dos gânglios linfáticos (N) e a metástase ou disseminação do cancro para outro órgão do corpo (M) irá classificar o cancro num dos estadios possíveis.

Estadiamento do Cancro

  • Estádio 0: Descreve o cancro “in situ”, isto é, aquele que está localizado no sítio em que começou e não invadiu os tecidos em redor. Normalmente, este cancro tem cura e requer apenas cirurgia para o remover por completo.
  • Estádio I: Neste estádio, o tumor é pequeno e não chegou a afetar os tecidos circundantes, nem chegou aos nódulos linfáticos.
  • Estádios II e III: Nestes estádios, os tumores são maiores e normalmente estenderam-se aos tecidos em redor ou atingiram os nódulos linfáticos, mas não chegaram a afetar outras partes do corpo.
  • Estádio IV: O estádio 4 do cancro é o estádio mais avançado da doença, também chamado de cancro metastático. Significa que o tumor se propagou a outras partes do corpo distantes do tumor primário.

PT-KEY-00579 05/2021

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Audiolivro