conselhos para quem tem cancro

Não se renda ao cansaço

Um dos efeitos secundários mais comuns da tratamentos oncológicos é o cansaço. Até as atividades mais simples podem esgotá-lo. Informe o seu médico se sentir mais cansaço que o habitual para verificar se o cansaço se deve à medicação, à doença ou a um outro motivo.

Para além dos conselhos do seu médico, há coisas que pode fazer para reduzir o cansaço:

  • Decida o que é mais importante: se planear as atividades que vai realizar durante o dia, poderá decidir o que é realmente importante e assim poderá reservar tempo para descansar. De qualquer modo, dedique-se a atividades calmas e que lhe tragam satisfação.
  • Descanse e durma pelo menos 8 horas por noite: é conveniente fazer uma sesta de 10-15 minutos e assim dormir melhor à noite. Descontraia-se antes de ir para a cama. Ler, por exemplo, pode ajudá-lo a dormir melhor.
  • Esteja recetivo a ajuda: para a maioria das pessoas que o rodeia, será muito satisfatório encontrar uma maneira de o ajudar. Confie nelas para fazer coisas que a si lhe custam devido ao seu cansaço, como fazer compras ou as tarefas do lar.

msd Com o apoio de: Associação de Cancro do Rim de Portugal Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica