Autoexame Mama - Cancro da Mama

Autoexame da mama

É importante reconhecer os sinais e sintomas de cancro da mama pois o diagnóstico precoce permite aumentar a probabilidade de sucesso do tratamento. Para isso, o autoexame da mama de forma regular, é fundamental.

Relaxada observe os seios ao espelho, primeiro com os braços para baixo e depois para cima. Procure alterações no contorno da mama, zona de endurecimento,“inchaços”, “caroços”, “covinhas” na pele, mudanças de cor na pele, mudanças de cor na pele e mamilo.

Deverá aprender a sentir durante o duche com o peito ensaboado. Teste a sua auto observação utilizando a polpa dos dedos.

Método do relógio

Divida a mama em 6 segmentos imaginários. Comece a partir da parte de cima da mama (12 horas) e desça até ao mamilo, fazendo pequenos movimentos circulares. De seguida, ponha os dedos nas 2 horas e repita a mesma operação. Continue até ter visto os 6 segmentos.

Método círculos concêntricos

Comece da parte de cima da mama e faça círculos no sentido dos ponteiros do relógio, aproximando-se progressivamente do centro.

Método linhas verticais

Comece por um lado da mama e passe os dedos de baixo para cima e de cima para baixo, até chegar ao outro lado da mama.

PT-KEY-00264 05/2020

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica