cancro do pulmão - cancro online

O cancro do pulmão nas mulheres

A taxa de incidência do cancro do pulmão nas mulheres é, em geral, menor do que nos homens, embora esta doença já seja a quarta mais frequente no mundo, constituindo a segunda maior causa de morte por cancro.

No cancro do pulmão, o componente genético é menos importante do que noutros tipos de cancro.

Contudo, ter um familiar de primeiro grau com esta doença é um fator de risco, sobretudo para as mulheres, uma vez que estas são mais susceptíveis aos efeitos cancerígenos do fumo do tabaco, quando comparadas com os homens.

A importância do tabaco no desenvolvimento do cancro do pulmão nas mulheres

O efeito nocivo do tabaco difere nos géneros. Ou seja, com o mesmo número de cigarros, as mulheres correm um maior risco de desenvolver cancro do pulmão, em comparação com os homens, porque são mais suscetíveis aos carcinógenos presentes no tabaco.

No entanto, sabe-se que  22% das mulheres ocidentais que sofrem de cancro do pulmão não são fumadoras, acreditando-se que existirão outros fatores de risco.

O cancro do pulmão é biologicamente diferente nas mulheres?

Uma possível explicação biológica poderia basear-se nas diferenças hormonais entre homens e mulheres. Assim, as hormonas sexuais femininas, nomeadamente os estrogénios, poderão desempenhar um papel fundamental na patogénese do cancro do pulmão.

Outros mecanismos moleculares e outros fatores metabólicos envolvidos na assimilação dos carcinogéneos presentes no fumo do tabaco também atuam aqui de forma diferente.

O cancro do pulmão tem um melhor prognóstico nas mulheres?

Observou-se que as mulheres com cancro do pulmão avançado têm melhor sobrevivência comparativamente com o género oposto, ainda que estes efeitos positivos se refiram apenas a mulheres na pós-menopausa.

De facto, alguns estudos relacionaram a terapia de substituição hormonal ou o uso de estrogénios em contracetivos orais com o desenvolvimento e prognóstico do cancro do pulmão.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018