cancro da bexiga - cancro online

Fatores de risco

Não se conhecem exactamente as causas do cancro da bexiga avançado mas existem fatores de risco que lhe estão associados. Um fator de risco é qualquer coisa que aumenta o risco de ter uma doença, e alguns dos fatores de risco associados com cancro da bexiga são:

Tabaco: é o fator de risco mais importante para cancro da bexiga. Os fumadores têm pelo menos 3x mais probabilidade de ter cancro da bexiga que os não fumadores.

Exposição a agentes químicos: certos químicos utilizados em indústrias como das tintas, borrachas e petróleo podem estar associados a cancro da bexiga.

Raça: os caucasianos tem um risco até 2x superior comparativamente à raça negra.

Idade: o risco de cancro da bexiga aumenta com a idade. Cerca de 9 em 10 casos de cancro de bexiga tem mais de 55 anos.

Género: muito mais homens que mulheres tem cancro da bexiga (3 a 4 vezes mais frequente nos homens), o que se pode dever a alguns fatores de risco.

Outros fatores de risco podem incluir:

  • Irritação crónica e infeção da bexiga
  • História pessoal de cancro da bexiga (ou carcinoma urotelial)
  • Alterações congénitas da bexiga
  • História familiar e genética
  • Quimioterapia ou radioterapia prévia
  • Baixo consumo de líquidos



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018