cancro da bexiga - cancro online

O que é o cancro da bexiga

Entre os mais de 200 tipos de cancro, o cancro da bexiga (também descrito como carcinoma urotelial) é o 5º mais frequente no mundo ocidental atingindo homens em 2/3 dos casos. Apesar de não ser uma doença rara, é muito pouco falada e discutida.

O cancro da bexiga, é um tipo de cancro que se inicia no revestimento interno da bexiga que é uma membrana mucosa (urotélio de células de transição).

A terminologia de carcinoma urotelial pode aplicar-se não só à bexiga como também à pélvis renal, ureteres e uretra sendo a localização predominante razão 50:3:1 respectivamente.

A maioria dos doentes diagnosticados tem mais de 60 anos como esclarecimento das causas da hematúria (sangue na urina) utilizando exames como a ecografia, cistoscopia (utilização de pequeno aparelho que permite a observação da bexiga através da uretra), citologia urinária entre outros.

Aproximadamente 1 em cada 10 cancros da bexiga encontra-se num estádio avançado no momento do diagnóstico, comprometendo os resultados dos tratamentos e tendo por isso um pior prognóstico.

O cancro da bexiga é um dos 10 tipos de cancro mais comuns em todo o mundo e, em Portugal, estima-se que sejam diagnosticados anualmente 1.900 novos casos. É um tipo de cancro muito oneroso e nos últimos 30 anos não teve grandes avanços no seu tratamento.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018