cancro da cabeça e pescoço - cancro online

Complicações Orais

As complicações são novos problemas médicos que ocorrem durante ou após uma doença, procedimento ou tratamento, e que podem tornar mais difícil a recuperação. Podem ser efeitos secundários da doença ou tratamento, ou podem ter outras causas.

As complicações orais afectam a boca e são muito frequentes em doentes com cancro da cabeça e pescoço por várias razões:

  • A quimioterapia e a radioterapia atrasam ou param o crescimento de novas células, afectando mais as que crescem depressa, como as de cancro e as células normais do revestimento da boca. Este efeito retarda a capacidade de reparação dos tecidos da boca. A radioterapia pode lesar directamente tecidos da boca, osso e glândulas salivares.
  • A quimioterapia e a radioterapia podem perturbar o equilíbrio saudável das bactérias na boca, que contém muitos tipos de bactérias, algumas boas e outras danosas. Ao causarem lesões do revestimento da boca e da saliva, a quimioterapia e a radioterapia podem causar feridas na boca, infecções e cáries dentárias.

Tratamentos preventivos, antes de começar o tratamento do cancro, e tratamento de problemas assim que surgem tornam as complicações orais menos graves, o que contribui para melhorar a qualidade de vida do doente.

O tratamento das complicações orais implica o trabalho de vários profissionais de saúde em colaboração estreita com o Oncologista, Médicos Dentistas e Técnicos Dentários, Enfermeiros e eventualmente Terapeutas da Fala.

Antes do tratamento oncológico, é necessário tratar problemas da boca que já existam. Durante o tratamento do cancro, procura-se evitar e tratar problemas que surjam.

Depois do tratamento, os objectivos são manter dentes e gengivas saudáveis, bem como tratar quaisquer efeitos secundários do tratamento de longa duração.

As complicações orais de tratamento do cancro mais frequentes são:

  • Inflamação das mucosas da boca;
  • Infeção;
  • Problemas das glândulas salivares;
  • Alterações do paladar;
  • Dor.

Estas complicações podem levar a desidratação e má nutrição, entre outros.

Os tratamentos dentários podem causar problemas a doentes que fizeram radioterapia da cabeça e pescoço. Assegure-se que o seu dentista conhece a sua história médica, incluindo os tratamentos oncológicos que recebeu.

msd Com o apoio de: Liga Portuguesa contra o cancro Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro