Fatores de risco

Álcool e tabaco: O consumo de álcool e tabaco são os dois factores de risco mais importantes para o cancro da cabeça e pescoço, da boca ou garganta.Pelo menos 75% dos casos de cancro da cabeça e pescoço são causados pelo consumo de tabaco e álcool. As pessoas que fumam tabaco e bebem bebidas com álcool estão em maior risco de desenvolver este tipo de cancro do que pessoas que consomem tabaco ou álcool isoladamente.

Vírus do Papiloma Humano (HPV): A infecção com tipos de HPV que causam cancro, e especialmente HPV 16, é um factor de risco para alguns tipos de cancro da cabeça e pescoço, como o cancro da orofaringe.

Alimentos salgados ou processados: A ingestão de alguns tipos de alimentos salgados ou processados durante a infância é um factor de risco para o cancro da nasofaringe.

Saúde oral: Má higiene oral e falta de dentes podem ser factores de risco fracos para cancro da cavidade oral.

Exposição ocupacional: A exposição a pó da madeira é um factor de risco no desenvolvimento de carcinoma da nasofaringe. As pessoas que trabalham em algumas funções na construção, indústrias de construção, metalúrgica, têxtil, cerâmica, alimentar e de corte de árvores podem ter risco aumentado de cancro da laringe. A exposição industrial a pó de madeira, níquel ou formol é factor de risco para cancros dos seios paranasais e cavidade nasal.

Vírus de Epstein-Barr: A infecção por vírus de Epstein-Barr é factor de risco para o carcinoma da nasofaringe.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018