cancro da cabeça e pescoço - cancro online

Fatores de risco do Cancro da Cabeça e Pescoço

Álcool e tabaco: O consumo de álcool e tabaco são os dois factores de risco mais importantes para o cancro da cabeça e pescoço, da boca ou garganta.Pelo menos 75% dos casos de cancro da cabeça e pescoço são causados pelo consumo de tabaco e álcool. As pessoas que fumam tabaco e bebem bebidas com álcool estão em maior risco de desenvolver este tipo de cancro do que pessoas que consomem tabaco ou álcool isoladamente.

Vírus do Papiloma Humano (HPV): A infecção com tipos de HPV que causam cancro, e especialmente HPV 16, é um factor de risco para alguns tipos de cancro da cabeça e pescoço, como o cancro da orofaringe.

Alimentos salgados ou processados: A ingestão de alguns tipos de alimentos salgados ou processados durante a infância é um factor de risco para o cancro da nasofaringe.

Saúde oral: Má higiene oral e falta de dentes podem ser factores de risco fracos para cancro da cavidade oral.

Exposição ocupacional: A exposição a pó da madeira é um factor de risco no desenvolvimento de carcinoma da nasofaringe. As pessoas que trabalham em algumas funções na construção, indústrias de construção, metalúrgica, têxtil, cerâmica, alimentar e de corte de árvores podem ter risco aumentado de cancro da laringe. A exposição industrial a pó de madeira, níquel ou formol é factor de risco para cancros dos seios paranasais e cavidade nasal.

Vírus de Epstein-Barr: A infecção por vírus de Epstein-Barr é factor de risco para o carcinoma da nasofaringe.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Pulmonale