O que é o cancro da cabeça e pescoço

O cancro da cabeça e pescoço corresponde a qualquer tipo de cancro que comece nas células escamosas que revestem as superfícies da mucosa do interior da cabeça e pescoço (por exemplo, interior da boca, nariz e garganta). Estes tipos de cancro são muitas vezes designados carcinomas escamosos ou espinocelulares da cabeça e pescoço. Os cancros da cabeça e pescoço podem também começar nas glândulas salivares, mas estes tipos são relativamente raros. Não são incluídos cancros relacionados com cérebro, olhos ou esófago.

O cancro da cabeça e pescoço é o sétimo tipo de cancro mais frequente na Europa, correspondendo a cerca de metade do número de doentes com cancro do pulmão.

O cancro da cabeça e pescoço ou garganta é classificado de acordo com o local em que começa:

Boca (cavidade oral): Inclui lábios, dois terços anteriores da língua, gengivas, revestimento interior das bochechas, lábios e pavimento da boca (parte inferior, debaixo da língua), e palato (céu da boca).

Garganta: A garganta inclui dois órgãos, a faringe e a laringe, que descrevemos de seguida.

Faringe: A faringe é um tubo com cerca de 13 centímetros de comprimento, que começa detrás do nariz e leva ao esófago.

Tem 3 partes:

a nasofaringe (porção mais elevada, atrás do nariz);

orofaringe (parte média, que inclui a parte de trás da boca, parte do céu da boca- palato mole, base da língua e as amígdalas);

a hipofaringe (porção mais baixa da faringe).

Laringe: A laringe é um tubo curto formado por cartilagem situada abaixo da faringe, que contém as cordas vocais. Tem ainda uma parte, a epiglote, que pode tapar a laringe, evitando que alimentos passem para as vias aéreas.

Cavidade nasal (nariz) e seios paranasais: A cavidade nasal é o espaço oco dentro do nariz. Os seios paranasais são pequenas cavidades no interior dos ossos que estão à volta do nariz.

Regiões da Cabeça e Pescoço – localização dos seios paranasais, cavidade nasal, cavidade oral, língua, glândulas salivares, laringe e faringe (incluindo a nasofaringe, orofaringe, e hipofaringe).



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018