cancro da cabeça e pescoço - cancro online

Dificuldade em engolir

Os problemas em engolir são frequentes em doentes com cancro da cabeça e pescoço que fazem radioterapia. Estas dificuldades aumentam o risco de outras complicações que podem diminuir a qualidade de vida, como pneumonia e outros problemas respiratórios, malnutrição e necessidade de alimentação por sonda.

A possibilidade da radioterapia afectar o engolir depende de factores como a dose e se é feito tratamento com quimioterapia em simultâneo. Por vezes a dificuldade em engolir desaparece depois de acabar o tratamento.

As dificuldades em engolir podem necessitar de apoio de vários especialistas, como terapeutas da fala, nutricionistas e psicólogos.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018