cancro da cabeça e pescoço - cancro online

Rigidez da boca e maxilar

O tratamento de cancro da cabeça e pescoço pode afectar os movimentos do maxilar, boca, pescoço e língua, nomeadamente por efeitos da radioterapia, cirurgia oral e stress.

A rigidez do maxilar pode trazer complicações sérias, como atraso na recuperação, malnutrição e problemas dentários, por impedir boa higiene oral, problemas emocionais e isolamento.

O risco de rigidez no maxilar aumenta com doses maiores de radiação ou repetição de tratamentos. A rigidez habitualmente começa perto do final da radioterapia, e o tratamento deve começar o mais rápido possível, para evitar que possa tornar-se permanente ou mais grave. O tratamento pode incluir medicamentos, fisioterapia e dispositivos para a boca.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica
Pulmonale