cancro da cabeça e pescoço - cancro online

Rigidez da boca e maxilar

O tratamento de cancro da cabeça e pescoço pode afectar os movimentos do maxilar, boca, pescoço e língua, nomeadamente por efeitos da radioterapia, cirurgia oral e stress.

A rigidez do maxilar pode trazer complicações sérias, como atraso na recuperação, malnutrição e problemas dentários, por impedir boa higiene oral, problemas emocionais e isolamento.

O risco de rigidez no maxilar aumenta com doses maiores de radiação ou repetição de tratamentos. A rigidez habitualmente começa perto do final da radioterapia, e o tratamento deve começar o mais rápido possível, para evitar que possa tornar-se permanente ou mais grave. O tratamento pode incluir medicamentos, fisioterapia e dispositivos para a boca.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018