São necessários cuidados no seguimento? O que é que envolvem?

cancro da cabeça e pescoço - cancro online

São necessários cuidados no seguimento? O que é que envolvem?

Após o tratamento de cancro de cabeça e pescoço, o seguimento com cuidados regulares é muito importante, para assegurar que a doença não voltou, ou que um novo cancro (segundo primário) se desenvolveu.

Dependendo do tipo de cancro, os exames médicos podem incluir observação da traqueostomia, se existir, da boca, pescoço e garganta. Podem também ser necessários exames regulares aos dentes.

De tempos a tempos, poderá ser feito um exame físico completo, análises ao sangue, radiografias e TAC (tomografia axial computorizada), PET (tomografia de emissão de positrões), ou ressonância magnética (RMN).

Os médicos podem também monitorizar as funções da tiróide e da hipófise, especialmente se a cabeça ou o pescoço foram tratados com radioterapia. É também provável que o doente seja aconselhado a deixar de fumar.

Há estudos que demonstraram que se o doente com cancro da cabeça e pescoço continua a fumar, o tratamento pode ser menos eficaz e existir maior risco de um segundo cancro primário.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica