São necessários cuidados no seguimento? O que é que envolvem?

cancro da cabeça e pescoço - cancro online

São necessários cuidados no seguimento? O que é que envolvem?

Após o tratamento de cancro de cabeça e pescoço, o seguimento com cuidados regulares é muito importante, para assegurar que a doença não voltou, ou que um novo cancro (segundo primário) se desenvolveu.

Dependendo do tipo de cancro, os exames médicos podem incluir observação da traqueostomia, se existir, da boca, pescoço e garganta. Podem também ser necessários exames regulares aos dentes.

De tempos a tempos, poderá ser feito um exame físico completo, análises ao sangue, radiografias e TAC (tomografia axial computorizada), PET (tomografia de emissão de positrões), ou ressonância magnética (RMN).

Os médicos podem também monitorizar as funções da tiróide e da hipófise, especialmente se a cabeça ou o pescoço foram tratados com radioterapia. É também provável que o doente seja aconselhado a deixar de fumar.

Há estudos que demonstraram que se o doente com cancro da cabeça e pescoço continua a fumar, o tratamento pode ser menos eficaz e existir maior risco de um segundo cancro primário.



Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página
Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. ONCO-1250257-0000 03/2018