Tratamento de complicações orais durante e após radioterapia e quimioterapia

cancro da cabeça e pescoço - cancro online

Tratamento de complicações orais durante e após radioterapia e quimioterapia

A higiene da boca pode ajudar a prevenir ou diminuir complicações dos tratamentos oncológicos, pelo que os cuidados diários incluem manter uma boa higiene oral com suavidade com os tecidos que revestem a boca.          

A mucosite oral é uma inflamação das mucosas da boca e, durante a radioterapia e quimioterapia, os cuidados incluem higiene oral e alívio da dor.

A dor na boca dos doentes de cancro da cabeça e pescoço pode ser causada pelo cancro ou ser um efeito secundários do tratamento. O controlo da dor ajuda a melhorar a qualidade de vida do doente.

As lesões do interior da boca e o enfraquecimento do sistema imunitário tornam maior o risco de infecção, por bactérias, vírus ou fungos.

Podem ocorrer hemorragias quando a quimioterapia torna mais difícil o sangue coagular. A maioria dos doentes pode escovar os dentes e usar fio dental com segurança quando há diminuição das células do sangue.

A secura da boca ocorre quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente. Habitualmente, no final da quimioterapia voltam ao normal mas por vezes não.

Uma higiene oral cuidadosa pode ajudar a prevenir feridas na boca, gengivites e cáries causadas pela secura da boca.

As alterações do paladar são frequentes durante quimioterapia e radioterapia. A perda de apetite pode causar desnutrição. O apoio nutricional pode incluir dietas líquidas e alimentação por sondas.

Os doentes com cancro da cabeça e pescoço têm muitas vezes dor ao engolir ou estão impossibilitados de engolir antes, durante e depois do tratamento. As dificuldades em engolir aumentam o risco de outras complicações. Estes problemas por vezes resolvem-se depois do tratamento e são tratados por uma equipa de especialistas.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica