O que é Cancro do Ovário - Cancro Online

O que é o Cancro do Ovário?

O cancro do ovário é um tipo de neoplasia que tem origem nos tecidos ováricos. Os ovários são órgãos reprodutivos femininos, onde são formados os óvulos e são produzidas as hormonas femininas.

O cancro do ovário pode surgir duma fina camada de células à superfície do ovário ou do epitélio das trompas de Falópio (cancro epitelial do ovário), que é o mais frequente, ou doutros tecidos do ovário (cancro não epitelial do ovário). Ambas as entidades englobam um grupo de diferentes subtipos de cancro do ovário.

Tipos de Cancro do Ovário

Os ovários são constituídos por três tipos de células: células epiteliais, células germinativas e células do estroma. Cada tipo de célula poderá originar um tipo de tumor diferente.

Assim, a maioria dos tumores primários do ovário podem ser integrados em dois grandes grupos: os epiteliais e os não epiteliais.

Os tumores epiteliais do ovário, que representam dois terços, podem ser classificados em tumores: serosos, endometrióides, mucinosos, de células claras, Brenner, seromucinosos e indiferenciado. Todos estes tumores, à exceção dos indiferenciados, podem ser subdivididos em neoplasias benignas (adenomas, papilomas), borderline ou malignas (carcinomas).

Os tumores não epiteliais do ovário podem ter origem nos cordões sexuais e estroma ou nas células germinativas.

Menos frequentemente, podem ser identificados no ovário outros tumores, como mesoteliais, linfomas, dos tecidos moles e tumores secundários (metástases de neoplasias com origem extra-ovárica).

Nesta secção será abordada, exclusivamente, a abordagem do carcinoma do ovário (neoplasias malignas com origem nas células epiteliais ao ovário).

Epidemiologia

Segundo os últimos dados do GLOBOCAN, em 2018 terão sido diagnosticados mais de 295.000 novos casos de cancro do ovário a nível mundial e terão ocorrido mais de 184.000 mortes por esta causa.

Na Europa, por cada 100.000 mulheres, cerca de 10 são afetadas por cancro do ovário. A morte por cancro de ovário é a 5ª causa de morte em mulheres europeias, a seguir ao cancro da mama, pulmão, cancro colorretal e cancro do pâncreas.

Em Portugal, foram estimados 574 novos casos de cancro do ovário em 2018, sendo esta a 7ª causa de morte entre mulheres portuguesas.

O cancro do ovário afeta maioritariamente mulheres pós-menopáusicas, com idades superiores a 50 anos.

A sobrevivência por cancro do ovário diferente consideravelmente consoante o estádio. Na doença localizada (estádios I-III), a sobrevivência aos 5 anos é de 50%, enquanto que na doença metastizada (estádio IV) é de 15%.

PT-KEY-00359 09/2020

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica