O seu médico vai perguntar pela sua história médica pessoal e familiar, antes de prosseguir com testes e procedimentos necessários ao diagnóstico de linfoma de Hodgkin, como:
- Exame objectivo: O seu médico assistente vai procurar gânglios linfáticos volumosos, no pescoço, axilas e virilhas, bem como aumento do fígado ou baço.
- Análises ao sangue: A amostra de sangue colhida é avaliada em laboratório para procurar alterações que possam relacionar-se com o linfoma.
- Exames de imagem: Irão ser recomendados exames como radiografias, TAC e PET, para procurar sinais de linfoma de Hodgkin noutras regiões do corpo.
- Extracção de gânglio linfático: Pode ser recomendado fazer uma biópsia para retirar um gânglio para análise. O diagnóstico de linfoma de Hodgkin clássico é feito se forem identificadas células tumorais específicas (células de Reed-Sternberg) no gânglio linfático.
- Amostra de medula óssea para análise: A biópsia e colheita de medula óssea é feita na anca, através de agulha. A análise procura células de Reed-Sternberg.
Biópsia de medula óssea