Os sinais e sintomas podem fazer com que o cancro do rim seja descoberto, mas serão sempre necessários exames complementares de diagnóstico para confirmar a suspeita.
História clínica e exame físico
O médico irá precisar de saber a sua história clínica para melhor compreender os seus fatores de risco e saber mais pormenores sobre os seus sintomas.
Análises sanguíneas e urinárias
Não comprovam a existência ou não de cancro do rim mas dão, muitas vezes, as primeiras pistas de problemas renais. Além disso, são importantes para se avaliar o bem-estar da pessoa em questão.
Tomografia Computorizada (TAC)
É um tipo especial de raios-X que obtém imagens detalhadas para ver se o cancro se estendeu para outros locais além do rim.
Ressonância Magnética Nuclear (RMN)
As RMN utilizam ondas de rádio e magnetes fortes para obter imagens muito detalhadas. As RMN podem ser utilizadas para saber mais quanto ao tamanho do cancro e procurar outros tumores.
Ultra-sonografia
Este exame ajuda a encontrar possíveis massas no rim e se estas são sólidas ou líquidas.
PET
Neste teste é administrado um tipo especial de açúcar que pode ser visualizado no interior do seu corpo usando uma câmara especial. Quando existe cancro, o açúcar torna mais brilhantes os locais afetados. Este teste pode ser útil se o médico suspeita que o cancro se espalhou a outras partes do corpo.
Radiografia ao tórax
Podem ser realizadas radiografias para avaliar se o cancro envolve os pulmões.
Cintilografia óssea
Este exame ajuda a avaliar se o cancro se espalhou para os ossos.
Biópsia ao rim
É retirado um pequeno pedaço de tecido tumoral para depois ser analisado no laboratório e confirmar o tipo de cancro.
Estadiamento
A forma mais comum através da qual os médicos estadiam o cancro do rim é o sistema de estadiamento TNM:
- T (TUMOR) – descreve o tamanho do tumor
- N (NÓDULOS) – descreve se o cancro se espalhou para nódulos linfáticos
- M (METASTASES) – descreve se o cancro se espalhou para outras partes do corpo
Os números e letras após as letras T, N e M dão mais detalhes sobre cada fator. Quanto mais alto é o número, mais avançado é o cancro.
Depois de o TNM estar definido percebe-se em que estadio está a doença. O estadio mais baixo é o 0 e o mais alto é o IV (4).
O estadiamento é definido com base nas análises e exames de diagnóstico que foram feitos.
É também possível que o seu médico estadie o carcinoma de células renais em função risco (classificação IMDC) podendo ser de risco favorável, intermédio ou desfavorável.
PT-KEY-00237 04/2020