Fatores de Risco do Cancro do Rim

Atualmente não se conhecem exatamente as causas do cancro do rim, no entanto existem alguns fatores de risco para desenvolver este tipo de cancro:

  • Tabaco: aumenta de uma forma considerável o risco de se desenvolver cancro do rim. O risco diminui quando se para de fumar, mas são precisos muitos anos para se obter o risco de uma pessoa que nunca fumou.
  • Obesidade: pode causar alterações hormonais que contribuem para o desenvolvimento do cancro do rim.
  • Ocupação laboral: a exposição a algumas substâncias é um fator de risco para desenvolver esta doença como por exemplo o cádmio (tipo de metal), alguns herbicidas e solventes orgânicos (particularmente tricloroetileno).
  • História familiar de cancro do rim: pessoas com uma forte história familiar de cancro do rim (sem as doenças hereditárias listadas abaixo) tem um maior risco de desenvolver este tipo de cancro. O risco é ainda maior se tiver um irmão ou irmã com este tipo de cancro. Não se sabe se poderá estar relacionado com genética semelhante, se se deve a exposição a um mesmo ambiente ou ambos.
  • Hipertensão arterial: alguns estudos sugeriram que certos medicamentos usados para o tratamento da hipertensão arterial podem aumentar o risco de desenvolver cancro do rim, mas é difícil dizer se este aumento de risco está relacionado com a doença ou com os medicamentos (ou ambos).
  • Doença renal avançada: ter uma doença renal avançada, especialmente pessoas que fazem diálise, têm um maior risco de desenvolver cancro do rim.
  • Género: CCR é 1,5 vezes mais comum em homens do que em mulheres.
  • Raça: afro-americanos, hispânicos, americanos nativos e americanos asiáticos são mais propensos a ter doença renal. Não se sabe exatamente porquê, mas pensa-se que será porque a diabetes e a hipertensão arterial são doenças comuns nestes grupos de pessoas.
  • Idade: ter mais de 60 anos aumenta o risco de ter cancro do rim. À medida que envelhecemos os rins não trabalham tão bem como quando somos mais jovens. Pessoas com mais de 60 anos também são mais propensas a ter diabetes e hipertensão arterial.
  • Genética: existem algumas patologias que podem estar associadas a uma maior incidência de cancro do rim.

PT-KEY-00237 04/2020

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica