cancro da pele - melanoma

Tome outras medidas de proteção física

Juntamente com o uso de protetores solares, podem tomar-se outras medidas simples e igualmente eficazes e recomendáveis, como proteger-se com roupas e usar chapéu e óculos de sol.

Primeiro, devemos saber que a roupa é um excelente fotoprotetor. Tal como o factor de proteção solar, a roupa também possui um fator de proteção ultravioleta, chamado UPF.

Na Europa recomenda-se o uso de tecidos com uma UPF superior a 30.

Os factores considerados para esta UPF são a composição do tecido, a sua espessura, o nível de lavagem, o tratamento químico a que é sujeito, a cor ou mesmo a distância destes em relação à pele. Assim, por exemplo, os tecidos leves e finos protegem menos do que os densos e os escuros.

Os chapéus também oferecem proteção contra o sol; neste caso, na cabeça e pescoço, embora variem de acordo com o tecido e do tamanho da aba do chapéu. O guarda-sol também é importante quando se prevê uma exposição contínua ao sol.

A maquilhagem hidratante é outra boa medida de proteção, dada a  sua composição com pigmentos. Vai desaparecendo ao longo das horas, pelo que é recomendável a sua re-aplicação.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica