cancro da pele - melanoma

Use sempre protetor solar

Uma das recomendações mais importantes contra os raios ultravioleta é usar fotoprotetores solares, os chamados cremes solares. Esses fotoprotetores aplicados na pele actuam absorvendo e dispersando os raios ultravioleta.

A sua eficácia e proteção medem-se pelo conhecido Factor de Proteção Solar (FPS).

Como pode ver nas embalagens destes produtos, esse factor de proteção é sempre representado por um número que indica:

  • Proteção ligeira: 6 a 14
  • Proteção média: 15 a 29
  • Proteção forte: 30 a 59
  • Proteção muito forte: mais de 60, embora na embalagem costume estar +50

Os médicos recomendam que, para estar bem protegido, devemos usar cremes protetores de mais de 15 FPS, espalhar o creme na pele 20 minutos antes da exposição ao sol e, repetir a sua aplicação a cada 2-3 horas ou depois do contacto com água ou se suar.

É também especialmente importante a educação destas  medidas a crianças e adolescentes, havendo mesmo produtos solares com filtros específicos para estas faixas etárias. Na verdade, sabe-se que as queimaduras solares aumentam o risco para o desenvolvimento de melanomas, em especial quando ocorrem na infância.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica