cancro da pele - melanoma

Um órgão chamado pele

Quando falamos da pele, muitas pessoas desconhecem que é um órgão do nosso corpo, sendo mesmo o maior.

Tem uma função dupla, por um lado de fora para dentro, a pele protege-nos de agentes externos como luz solar, calor, infecções, etc.; e de dentro para fora, ajuda-nos a armazenar no nosso corpo, várias substâncias, nomeadamenete água, gordura e vitamina D, além de controlar a nossa temperatura corporal.

A pele é composta por duas camadas: a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais superficial da pele e, portanto, a que está em contato com o mundo exterior. Sob a epiderme está a derme, que é a camada interna da pele. Existe ainda uma terceira camada por de baixo da pele chamada hipoderme ou tecido subcutâneo.

Melanoma - Camadas da pele

Camadas da pele

A epiderme é a camada onde costuma aparecer o cancro de pele. Esta camada é composta por três tipos de células: as células escamosas, de forma plana e delgada e que são as mais superficiais da epiderme; as células basais, debaixo das células escamosas mas redondas, e melanócitos, as células que estão na camada mais interior da epiderme e que produzem o pigmento que dá cor à nossa pele.

msd Com o apoio de: Associação de enfermagem oncológica Portuguesa Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro Associação Portuguesa de Urologia Europacolon Portugal – Apoio ao Doente com Cancro Digestivo Grupo Português Génito-Urinário Liga Portuguesa contra o cancro Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica